sábado, 19 de março de 2022

Carta a uma recém-nascida

(Na última quarta-feira minha sobrinha nasceu. E eu resolvi escrever uma carta.)

Cara Isabela,

Enquanto escrevo estas palavras você provavelmente está dormindo ao lado de seus pais no hospital. Considerando que um dia também fui um bebê, arrisco dizer que você não lembrará de nada do que está vivendo neste exato momento. Você irá levar alguns anos até mesmo para ler essa carta. Mas o lado bom disso é que você realmente não precisa se preocupar com nada. Ao menos por enquanto.

Você chega como um verdadeiro encanto nessa família. Não há ninguém aqui que tenha olhado torto para você. Se houver, pode ter certeza que já cuidei da pessoa e ela não será mais um incômodo. Eu, por exemplo, tenho em vídeo o exato momento em que te vi e decidi instantaneamente que serei seu segurança (irei guardar o vídeo pro caso de você querer assistir futuramente). Pretendo ser para você o que Roy Kent é para a sobrinha dele em Ted Lasso, uma série que certamente irei lhe apresentar um dia. O que eu não sei é se você irá se encantar com o mundo em que você chegou, e escrevo essa carta porque espero te deixar mais ou menos preparada para o que você irá encontrar.

Esse mundinho aqui não é fácil de digerir. Admito que não sou um grande estudioso, mas posso te dizer que coisas ruins acontecem todos os dias, sem exceção, e podem atingir muitas ou poucas pessoas. Pessoas estas que, em sua vasta maioria, vivem lidando com obstáculos que as impedem de deitar a cabeça no travesseiro sem preocupações ao final do dia. Trata-se de um mundo muito injusto, infelizmente, e não há muita perspectiva de mudança. Como se isso não fosse o suficiente, ainda temos que lidar com problemas puramente pessoais que podem nos derrubar por mais bobos que possam parecer para os outros (espero que os seus pais reservem dinheiro para a terapia, porque você pode vir a precisar).

Mas esse mundo também é tão complexo que ainda assim pode ser que você goste dele. Ao longo dos próximos anos, pode ter certeza que você será preenchida de amor pela nossa família, descobrirá grandes e pequenos prazeres, conhecerá uma série de outras pessoas que chamará de “amigues” (com quem deverá ter muitas alegrias) e viverá muitas coisas. Terá sofrimento no meio do caminho? Certamente que sim. Mas saiba que você não precisa passar por nada dessas coisas sozinha e espero que tire o melhor proveito de tudo isso, já que no fim das contas todas as nossas vivências ajudam a formar o nosso caráter. E se eu tivesse que lhe dar uma dica agora, acho que diria para você tratar os outros como gostaria de ser tratada (a menos que estejamos falando de babacas, nesse caso apenas sorria e acene enquanto os manda longe mentalmente).

Mas por ora, apenas aproveite o momento sem preocupações e se permita ser altamente paparicada.

Do tio que te ama,

Toco

2 comentários:

Mila disse...

eu não tô chorando, é só que entrou um cisco no meu olho bem enquanto eu lia esse post

Maria Luiza disse...

Meu filho, cada dia mais admiro a pessoa. Escreve com emoção 👏👏👏👏