terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Encontrando Palavras

Escrever nem sempre é fácil. Há dias que as palavras surgem com mais naturalidade, mas acho que na maior parte do tempo elas se mantêm escondidas, exigindo um grande esforço para encontrá-las. Muito por conta disso esse blog está sem uma postagem nova há quase um ano (dediquei o tempo de escrita nesse período quase que exclusivamente ao Linguagem Cinéfila, meu blog de cinema).

Mas eis que um filho da mãe na internet alugou um tríplex na minha cabeça ao dizer que “escrever é encaixar palavras”. E agora cá estou eu processando minha indignação através da forma com a qual me expresso melhor e que, como já mencionei algumas vezes, serve quase de maneira terapêutica.

“Encaixar palavras” é uma forma muito ignorante de descrever a escrita. Dizer isso escanteia todo o lado criativo de quem se considera escritor. Porque escrever não é um quebra-cabeça onde as peças do texto já vêm prontas e exigem apenas que a gente raciocine em que lugar cada uma vai. Escrever é um processo por vezes árduo onde nos esforçamos para encontrar as palavras certas para deixar claro aquilo que desejamos, seja ao contar uma história ou ao produzir uma crônica qualquer como essa que você está lendo. Escrever até põe à prova possíveis inseguranças (afinal, será que o que temos na cabeça é válido ou bom o bastante para ser exposto?), e a busca pelas palavras certas nos coloca em batalha constante contra as palavras erradas. E mesmo assim tem horas que o resultado fica longe de satisfazer o autor, mas quem escreve sabe que isso faz parte do negócio.

E exatamente por ter noção disso não consigo evitar de me indignar quando vejo alguém não só falar do processo de maneira tão simplista, mas também fazer isso com o objetivo de defender o uso de inteligência artificial na produção de textos. Isso faz eu pensar cada vez mais que as pessoas, em nome de um maior comodismo, aos poucos deixarão de lado tudo aquilo que manifeste a nossa humanidade.

Mas isso talvez seja um assunto para outra ocasião.

3 comentários:

Mila disse...

quando a gente acha que não vai mais se surpreender, vem uma pessoa aleatória e fala algo tao inacreditável, que absurdo! "encaixar" palavras! Compartilho da sua indignação, Toco

Maria Luiza disse...

Sou suspeita mas concordo que não há como apenas encaixar palavras. É preciso conhece, sentir para assim expressar uma idéia.

Jeferson Derfim disse...

Para mim, criar um texto é como propor um desafio de cubo mágico. O autor cria o cubo com suas peças, dá algumas voltas nele sugerindo alguns movimentos para soluciona-lo, e em seguida o entrega nas mãos do leitor para que complete o desafio.
Por mais avançada que seja uma IA, não acredito que alcance a sensibilidade necessária para além de textos técnicos.