sexta-feira, 8 de abril de 2022

O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Já faz um tempinho desde que comentei sobre algum livro pela última vez. Então cá estou eu para falar um pouquinho sobre o livro mais recente que tive o prazer de ler.

Lançado em 2020, O Clube do Crime das Quintas-Feiras é o primeiro livro escrito pelo britânico Richard Osman, que pelo que soube é um apresentador de TV e comediante de muito sucesso no Reino Unido. Na história, Osman nos apresenta ao quarteto formado por Elizabeth, Joyce, Ibrahim e Ron, idosos que vivem em um retiro para aposentados e se reúnem todas as quintas-feiras para falar sobre casos policiais. Um hábito com o qual eles se empolgam ainda mais quando um empreiteiro local é assassinado, fazendo os quatro decidirem se envolver na investigação, para desespero dos policiais que lideram o caso.

A partir disso, Richard Osman concebe uma trama policial que equilibra bem o suspense comum do gênero e a leveza decorrente de seus protagonistas. Assim, O Clube do Crime das Quintas-Feiras consegue nos manter interessados em seus mistérios e reviravoltas ao mesmo tempo que diverte com a forma como a investigação se desenrola. E isso se deve em grande parte ao fato de Elizabeth, Joyce, Ibrahim e Ron serem figuras que podem parecer indefesas, mas que sabem utilizar isso muito bem para alcançar objetivos, revelando no processo uma sagacidade e uma energia que dão gosto de acompanhar.

Como thriller, O Clube do Crime das Quintas-Feiras não chega a ter grandes surpresas, mas a maneira como a história é contada somada a imensa simpatia do quarteto principal acabam fazendo o livro ser um verdadeiro deleite. E por conta disso, é bom ver que já temos novas aventuras protagonizadas pelos personagens. Richard Osman lançou no ano passado O Homem Que Morreu Duas Vezes e um terceiro livro já está a caminho para ser lançado ainda este ano. Mal posso esperar para reencontrar esse Clube.

Nenhum comentário: