sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Racismo no Brasil existe sim

Arte de Carlos Latuff

“Não existe racismo no Brasil”, disse Hamilton Mourão, vice-presidente do Brasil.

“Não existe racismo no Brasil”, disse o vice-presidente do país onde os negros são 75% das pessoas mortas pela polícia.

“Não existe racismo no Brasil”, disse o vice-presidente do país em que mulheres negras representam 61% das vítimas de feminicídio.

“Não existe racismo no Brasil”, disse o vice-presidente do país onde o homem negro tem um risco 74% maior de ser assassinado, enquanto a mulher negra tem o risco de 64,4%.

“Não existe racismo no Brasil”, disse o vice-presidente do país onde negros formam 66% da população carcerária.

“Não existe racismo no Brasil”, disse o vice-presidente do país onde 71% das pessoas que ficaram sem emprego no segundo semestre de 2020 são negras.

Racismo no Brasil existe sim e não é apenas uma prática preconceituosa. É um sistema. Um sistema que trabalha para privilegiar a cor da pele de uns e menosprezar/aniquilar a de outros. Quem nega a existência disso só ajuda a fazer com que esse sistema (e dados como os citados) se perpetuem.

“Não existe racismo no Brasil”. Eu não tenho como falar pelos outros, mas tenho a impressão de que pessoas como João Alberto Silveira FreitasLuana Barbosa dos Reis, Rodrigo Alexandre da Silva Serrano, Rogério Ferreira da Silva Júnior, Ana Lúcia Martins e Nataly Ventura da Silva discordariam dessa afirmação.

Nenhum comentário: